Projeto Memórias

O Projeto Memórias do Câmpus Sapucaia - Resgate e preservação da sua história visa resgatar e compartilhar o acervo histórico do Câmpus Sapucaia do Sul IFSul, desde sua criação, como Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) da ETFPel, em 1996. A iniciativa reúne material cabível de preservação histórica referente à unidade, tais como fotografias, vídeos, recortes de jornais e materiais gráficos, promove sua catalogação, digitalização e inclusão em um banco de dados online. Com isso, garante a preservação da memória da unidade e promove amplo e permanente acesso da comunidade a estes registros, fomentando a produção científica que os tenha como base e fortalecendo a identidade da instituição.

OBJETIVO GERAL
 
Construir um espaço para resgate e compartilhamento do acervo histórico do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul, de forma a garantir a preservação da memória da unidade e promover amplo e permanente acesso a estes registros, fomentando a produção científica que os tenha como base e fortalecendo a identidade da instituição.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
  1. Reunir materiais e informações cabíveis de preservação histórica referentes ao hoje Câmpus Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), como fotografias, vídeos, recortes de jornais e materiais gráficos, impedindo que sejam perdidos em razão dos efeitos do tempo, da falta de mídias apropriadas para sua leitura ou como consequência do esquecimento;
  2. Organizar, sistematizar e identificar os dados relativos à memória institucional;
  3. Disponibilizar de forma permanente este acervo em uma plataforma digital vinculada ao portal institucional, de forma a gerar fontes informativas de fácil acesso sobre as memórias da unidade;
  4. Difundir este acervo histórico entre a comunidade em geral, para estimular pesquisas interdisciplinares que o tenham como fonte e para que as memórias atuem na preservação da identidade e na integração da comunidade acadêmica.
EQUIPE
 

Giovana Veiga
Estudante de Museologia e Bolsista do Memórias


Mariana Brito dos Santos
Assistente em Administração


Michel Gularte Recondo
Analista de Tecnologia da Informação


Patrícia Hammes Strelow
Jornalista


Patrícia Mousquer
Bibliotecária


Shelley do Nascimento de Campos
Auxiliar de Biblioteca


Silvia Holler
Bibliotecária