Projeto Memórias
TROFÉU DE FÓRMULA 1
 

Felipe Massa Trofeu F1O troféu do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 2008, realizado dia 02 de novembro daquele ano no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e produzido no Centro de Usinagem CNC do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul.

Os trâmites para confecção do prêmio começaram no final de 2008, quando profissionais da empresa petroquímica Braskem entraram em contato com a equipe do Câmpus Sapucaia do IFSul convidando a instituição a produzir os três troféus da Fórmula 1 do Brasil daquele mesmo ano. Duas outras empresas, uma de São Paulo e a outra do nordeste, também foram convidadas a confeccionar a premiação, resultando em três conjuntos. Após a entrega à Brasken os troféus foram misturados, de forma a impedir a identificação de quais foram entregues aos vencedores e quais foram destinados à posteriores exposições públicas.

O desenho dos troféus foi obra de Oscar Niemeyer, inspirado nas colunas do Palácio da Alvorada, ambos em Brasília, e remetendo à forma de um volante. A matéria-prima empregada foi o plástico verde, substância de origem vegetal, renovável, desenvolvido a partir do etanol da cana de açúcar. Para confecção, a Braskem enviou ao IFSul uma chapa retangular do polímero verde e a modelagem 3D.Trofeu F1 em exposição no Câmpus

Após verificar a modelagem 3D, foi constatado que a base não suportaria o peso do troféu. Os professores do IFSul, Carlos Alexandre Wurzel e David Garcia Neto, entraram então em contato com a Braskem solicitando autorização para acrescentar raios no ponto de fixação da base no troféu, de forma a torná-lo mais resistente. O modelo alterado foi aprovado e repassado também às outras empresas que trabalhavam no desenvolvimento das peças.

Os troféus foram então confeccionados no Centro de Usinagem CNC do Câmpus, pelos professores Wurzel e Garcia e pelo estudante do Tecnólogo em Fabricação Mecânica, Gabriel Stein. Ao todo foram três semanas, nas quais o grupo destinou de oito a dez horas diárias ao projeto, até a confecção final dos troféus - com exceção do exemplar maior. “A máquina não tinha curso suficiente para usinar o troféu de primeiro lugar, então o IFSul Sapucaia contatou a empresa Imer Usinagem de Porto Alegre para a fabricação deste”, lembra Wurzel.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a última prova da temporada, foi vencida pelo piloto brasileiro Felipe Massa, mas marcou a conquista do título mundial de 2008 pelo inglês Lewis Hamilton, primeiro negro a sagrar-se campeão mundial de Fórmula 1.